segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


  A sociedade francesa pré-revolucionaria era separada em três Estados: 
• Primeiro Estado - era o clero francês e estava dividido em alto e baixo. O alto clero trabalha na igreja, mas eram de famílias ricas da nobreza, possuindo vários privilégios. O baixo clero também era da igreja, mas não vinham de famílias ricas e era ligado ao povo.
• Segundo Estado - era a nobreza em geral. Os privilégios eram inúmeros, sendo que o mais importante que não pagavam tributo.
• Terceiro Estado – era todo o resto, mas o que era o Terceiro Estado?

   Esse setor era formado, na sua maioria, pelos camponeses que forneciam os alimentos para toda a França, além de terem de pagar altos impostos.
  Os participantes mais destacados do Terceiro Estado, quanto a liderança: a burguesia. Que se dividia em pequenos burgueses (pequenos comerciantes, artesãos), uma camada média (composta de lojistas, profissionais liberais) e a alta burguesia (grandes banqueiros, comércio exterior). 

A França passou por um período de séria crise, depois de apoiar a Guerra dos Sete Anos e a de Independência dos EUA. Os cofres estavam vazios, a produção tinha sido péssima devido a um longo período de seca, e a maioria da população vivia na miséria total.

Panfletos que circulavam por Paris, destruindo a imagem religiosa dos reis franceses.
   
   As críticas ao regime aumentavam dia-a-dia. Os intelectuais, baseando-se nas teorias dos iluministas, não poupavam seus escritos para criticar desesperadamente o regime. 

Isadora Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário