terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


SOCIEDADE FRANCESA PRÉ – REVOLUCIONÁRIA
A sociedade francesa era marcada pela desigualdade entre classes. Ela encontrava-se dividida em três ordens ou estados.
O primeiro estado era o clero, que representava a igreja.
O segundo estado era a nobreza, composta pela corte, que girava em torno do rei, pela nobreza interiorana e pelas pessoas que embora não tenham nascido nobre, enirqueceram e compraram títulos de nobreza.
O terceiro estado era formado pela maioria da população, entre burgueses, trabalhadores, artesãos e camponeses, alem de um grande número de desempregados, famintos e marginalizados.
O clero e a nobreza tinham uma série de privilégios, entre eles, o de não pagar impostos. Podemos dizer, entao, que o terceiro estado carregava as outras duas ordens nas costas.


Apesar da maioria da populaçãp viver e trabalhar no campo, a oferta de alimentos era pequena, em parte devido à concentração das terras nas mãos de poucos e em parte devido aos pesados impostos. A fome era, portando, algo que assolava os franceses, principalmente com as secas da décado de 1780. Em 1789, preço do pão era tão alto que uma família gastava quase 90% dos seus rendimentos na compra do pão para a subsistência mensal.
Os comerciantes também estavam insatisfeitos, pois tinham que pagar um grande número de impostos aos nobres. Os industriais, por sua vez,reclamavam dos diversos monopólios, prática onde o rei concedia o direito de fabricação de m determinado produto a um industrial em detrimento dos outros. Enfim, mesmo com dinheiro a burguesia estava insatisfeita.


MOABY SILVEIRA


Um comentário: